O Conselho Federal de Biologia manifestou “profunda gratidão” à parlamentar
Na última terça-feira (3/9), durante a Sessão Solene que comemorou os 45 anos da criação da profissão de biólogo, realizada no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, a deputada Adriana Ventura (NOVO/SP) foi homenageada pelo Sistema Conselho Federal de Biologia (CFBio) e Conselhos Regionais de Biologia (CRBios).
“O Conselho Federal expressa sua mais profunda gratidão à deputada Adriana Ventura pela dedicação e contribuição significativa ao fortalecimento da Biologia. Seu comprometimento com a profissão e com o avanço das políticas públicas voltadas para a Biologia tem sido de extrema importância ao progresso da nossa área”, destacou a presidente do CFBio, Alcione Ribeiro de Azevedo, ao entregar o diploma à deputada.
Abertura
A iniciativa da Sessão Solene partiu da deputada Adriana Ventura, por meio do Requerimento nº 760/2024. Na abertura do evento, a parlamentar elogiou o trabalho realizado pelos biólogos, e valorizou as áreas de atuação desses profissionais: educação; meio ambiente e biodiversidade; saúde; e biotecnologia e produção.
“Os biólogos fazem a diferença: vocês são os guardiões do planeta. Temos um grande orgulho pelo comprometimento de todos vocês. Um dos principais destaques da biologia é a área da saúde. Vimos isso durante a pandemia. A Biologia cuida da vida, por isso essa é uma homenagem mais do que justa. A vocês, o nosso respeito e a nossa admiração”, afirmou a parlamentar.
Exposições
Logo depois, representantes da carreira de Biólogo se revezaram na tribuna para celebrar os 45 anos da Lei nº 6684/1979, que regulamentou a profissão. Como destaque, foram proferidos discursos pelos presidentes de vários Conselhos Regionais e também pela presidente do Conselho Federal de Biologia de Portugal, Maria de Jesus Fernandes. Muitos dos discursos giraram em torno dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional a respeito de assuntos relacionados à Biologia.
Presença dos parlamentares
Usaram da palavra, durante a Sessão Solene, dois parlamentares. O deputado Capitão Alberto Neto (PL/AM) discorreu sobre as atividades exercidas pelos biólogos para a proteção da Amazônia e para a sustentabilidade ambiental. O deputado Hildo Rocha (MDB/MA) reforçou o papel dos biólogos nas grandes transformações tecnológicas da atualidade, pedindo melhores condições de trabalho, piso salarial justo e carga horária adequada. Os deputados Sargento Gonçalves (PL/RN) e José Medeiros (PL/MT) também prestigiaram a sessão solene, sem, contudo, usarem da palavra.
Serviço
Acompanhe como aconteceu a sessão solene clicando aqui: