A deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) participa nesta semana, pelo segundo ano consecutivo, da Reunião da Rede Parlamentar Global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris, na França, entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
A Rede Parlamentar Global da OCDE é um centro de aprendizado legislativo para parlamentares e seus funcionários. O fórum reúne parlamentares de todo o mundo para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. Os participantes também tratam da importância da cooperação internacional em um mundo cada vez mais interconectado e interdependente. É uma excelente oportunidade para os parlamentares compartilharem experiências e boas práticas, bem como de estabelecer contatos com seus colegas de outros países.
O evento deste ano conta com um dia a mais, e a prioridade do primeiro encontro será discutir o equilíbrio das políticas climáticas e a preservação das economias, buscando reduzir o impacto nas mudanças severas do clima sem comprometer avanços econômicos e sociais importantes para o planeta.
O segundo dia de evento fala de um assunto ainda mais urgente, que é a governabilidade em tempos onde a Inteligência Artificial se populariza cada vez mais. Serão discutidos temas como o uso da AI para a melhoria na eficiência de políticas públicas, bem como o risco potencial do uso desse tipo de tecnologia.
O último dia propõe uma discussão do panorama global de desenvolvimento sustentável, baseado nas projeções para o ano de 2025, além de um momento específico para networking entre parlamentares para falarem sobre assuntos específicos de seus países com colegas de outras nacionalidades.
A presença do Brasil na OCDE é crucial para consolidarmos o país como potência econômica e diplomática, minimizando rumores de preferencialismo em relação a países como Rússia e China e estreitando laços dentro do eixo de países democráticos ocidentais.