No próximo dia 18 de novembro, segunda-feira, a partir das 10h da manhã, a Câmara dos Deputados realiza uma Sessão Solene para homenagear o Empreendedorismo. A iniciativa é da deputada Adriana Ventura (NOVO/SP), subscrita por outros 13 parlamentares federais. O evento acontecerá no Plenário Ulysses Guimarães, aberto ao público em geral.
Convidados
Durante o evento, representantes de diversas entidades e Frentes ocuparão a tribuna para valorizar a importância dos empreendedores brasileiros, dentre elas: Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, Frente Parlamentar Mista pela Mulher Empreendedora, Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, Frente Parlamentar em Defesa da Empreendedora no Mercado Formal e Informal, Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE) e Frente Parlamentar em Defesa do Comércio e Serviços (FCS), além do Sebrae Nacional.
O que pensa a deputada?
A deputada Adriana Ventura vem se destacando por sua forte atuação no campo do empreendedorismo, em especial o feminino. Ser empreendedor no Brasil é uma missão desafiadora e, para as mulheres, esse desafio é ainda maior. A parlamentar paulista é uma voz ativa nesse cenário, promovendo debates e buscando soluções para as barreiras enfrentadas pelas mulheres empreendedoras.
“Empreender é uma mentalidade, é um espírito, é um jeito de agir. É o modo como a gente olha a vida, com dignidade e autonomia, enfrentando os obstáculos. Empreender, no Brasil, é missão para poucos. São todos verdadeiros heróis, pois é uma atividade de risco, com tributação desfavorável e sem incentivos”, destacou a deputada Adriana Ventura sobre a essência do empreendedorismo.
Datas especiais
O Dia do Empreendedor é comemorado no Brasil no dia 5 de outubro, data escolhida por conta da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841/1999). Essa data é uma grande oportunidade para reconhecer o importante papel que os empreendedores desempenham na economia e na sociedade, impulsionando o crescimento econômico, gerando empregos e promovendo a inovação.
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado no dia 19 de novembro e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014. A data homenageia as mulheres que lideram negócios e contribuem para o desenvolvimento econômico global.
Estatísticas
O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado em 2022, identificou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque já tem um negócio, está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos. Dados revelam que há mais de 10 milhões de mulheres conduzindo um negócio no Brasil. Além disso, estudos do GEM mostram que pelo menos metade dos novos empreendedores são mulheres.
Serviço
O evento será transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara dos Deputados.