Este artigo sobre comunicação com a sociedade é parte integrante do livro Um NOVO ano pelo Brasil, volume 5, da deputada federal Adriana Ventura
Em meados de 2022, uma pesquisa eleitoral revelou que mais de 60% dos brasileiros não lembravam em quem votaram para deputado federal e senador nas eleições de 2018! E mais: que, entre os 17% que guardavam alguma lembrança, 36% não faziam a menor ideia do que os parlamentares eleitos com seus votos estavam fazendo no Congresso. Como mudar essa realidade? Acredito que aproximando os cidadãos da política.
Já no meu primeiro mandato, me comprometi a trazer o cidadão para perto do gabinete. A porta do gabinete 802, no oitavo andar do anexo 4 na Câmara dos Deputados, não por acaso, está sempre aberta. Literalmente. Isso porque acredito que a participação do cidadão é uma contribuição para o mandato.
Afinal, é da discussão dos problemas que parte a solução dos problemas. E é do engajamento político que sairá a garantia de que as soluções propostas pela comunidade possam ser realmente implementadas. Ou seja, é pela política que começa a transformação.
É graças ao livre debate, ao contraditório, que as democracias são capazes de expurgar seus próprios erros. Quando a gente toma uma decisão ruim, as consequências podem até ser graves, mas a democracia oferece os meios de corrigir o erro. As pessoas podem debater, expor suas insatisfações, discutir propostas de mudança, sugerir novos caminhos ou possibilidades. E, no limite, podem na próxima eleição escolher outro deputado para representá-las.
Por isso, adotamos a transparência. Ajuda a aproximar o cidadão do mandato. Publicamos a agenda, apresentamos a equipe, deixamos abertos os gastos do gabinete e ainda fazemos uma prestação de contas trimestral, além de livros como este, anuais. Mas, para além disso, usamos um dos canais mais atuais de informação: as redes sociais.
Por meio de plataformas como Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e nosso site oficial construímos uma comunicação direta e em tempo real. Assim, mantemos o público atualizado sobre as atividades parlamentares, posicionamentos, projetos e decisões tomadas.
Para potencializar a atuação e os avanços alcançados, contamos com uma equipe de profissionais de comunicação focada em informar os cidadãos brasileiros, sobretudo os que vivem no Estado de São Paulo, sobre as atividades, posicionamentos, discursos, votações e decisões tomadas no exercício do mandato. Além do gabinete, conto também com os serviços de assessoria de imprensa do Partido NOVO.
Uma comunicação eficiente, entre o gabinete e a sociedade brasileira, amplia a transparência e prestação de contas, facilita o engajamento dos cidadãos, estimula o diálogo e possibilita o feedback imediato, por meio de críticas, sugestões, mudanças de rumo ou elogios. Gosto de receber feedback, pois isso me motiva a acertar mais, errando menos.
Nossa equipe de comunicação social acompanha, bem perto, os acessos e interações com o nosso site (www.adrianaventura.com) e com as redes sociais, especialmente o Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter) e o Facebook.
Além da divulgação parlamentar, em 2023, concedemos 79 entrevistas aos principais veículos de comunicação do Brasil: Jovem Pan, O Antagonista, Gazeta do Povo, Globo, TV Câmara, Rádio Câmara, UOL, O Globo, CBN Santos, Estadão, Globo News, Revista Oeste e CNN Brasil. Além disso, registramos 1.319 notícias com menções a mim e às ações em marcha pelo nosso gabinete.
Todo esse esforço tem por objetivo informar corretamente os nossos eleitores, mas não somente isso; queremos entender as preocupações e os anseios dos cidadãos, para poder ir além das expectativas deles, apresentando um trabalho legislativo diferenciado e de qualidade.
Os resultados alcançados demonstram que estamos no caminho certo, dando mais transparência e eficiência ao nosso mandato, pois só assim é que construiremos uma verdadeira democracia!








