A iniciativa da homenagem foi da deputada Adriana Ventura durante a sessão solene do Empreendedorismo
O empresário Abílio Diniz foi o grande homenageado durante a Sessão Solene que a deputada Adriana Ventura (NOVO/SP) presidiu no dia 18 de novembro de 2024, na Câmara dos Deputados, em comemoração ao Empreendedorismo. Professora de empreendedorismo, a deputada defende a melhoria do ambiente econômico para gerar mais empregos e, assim, renda para a população. Daí a homenagem ao grande empresário brasileiro.
Ao citar Abílio Diniz, falecido em fevereiro passado, a deputada Adriana Ventura destacou a coragem, a dedicação e o compromisso do empresário. “Ele foi mais que um empresário de sucesso. Foi um exemplo de resiliência, patriotismo, visão de futuro e coragem. Desde jovem, Abílio demonstrou que tinha uma mente inovadora e um espírito inquieto que o acompanharia ao longo de sua vida. Mas o que talvez mais nos inspire na história de Abílio Diniz é sua determinação em encarar desafios com foco e visão de futuro”, realçou a parlamentar.
A deputada do empreendedorismo
“Sou professora de empreendedorismo há mais de 20 anos e sei bem da importância desse setor produtivo. É muito mais que abrir um negócio, é um estilo de vida. É a capacidade de inovar. É quando deixamos de ser plateia, e subimos ao palco para ser protagonista. Empreender é dar autonomia às pessoas. Como políticos que somos, temos a obrigação de aprovar leis com mais liberdade para o empreendedor”, observou a deputada.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, o Brasil está entre os cinco países mais empreendedores do mundo, de acordo com dados do relatório mais recente do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Segundo o Sebrae, o país conta hoje com 90 milhões de empreendedores. A burocracia para a abertura das empresas, os altos impostos, a dificuldade de acesso ao crédito e a insegurança jurídica são os grandes desafios desse segmento.
Homenageados da sessão solene do emprendedorismo
Além de Abílio Diniz, na lista de homenageados, estavam nomes como Jorge Gerdau, João Galassi, Mônica Monteiro, Felipe França, Margarete Coelho, Joubert Carvalho, Rodrigo Marinho, Adriana Colloca e Beatriz Guimarães, que receberam placas de reconhecimento.
Menções honrosas foram feitas às seguintes pessoas: Isabela Bonet (ASID Brasil), Edu Lyra (Gerando Falcões), Daise Rosas (Rede Brasil Afroempreendedor), Vinícius Mendes (Agência Besouro), Clarice Linhares (Banco da Providência) e Lina Maria (Aliança Empreendedora).
Falas dos parlamentares sobre empreendedorismo
“É fácil falar sobre o empreendedorismo; difícil é ser um empreendedor. É ter coragem e determinação para empreender num país que cria burocracia e aumenta os impostos. Quem vai tirar o Brasil da crise é o empreendedor brasileiro”, comentou o deputado Joaquim Passarinho (Frente Parlamentar do Empreendedorismo).
“O nosso desafio é que não fiquemos apenas nas homenagens, mas que tenhamos, no dia a dia, o compromisso com quem empreende. Quem sustenta o Estado são os impostos pagos e empregos gerados pelo empreendedor”, disse o deputado Domingos Sávio (Frente Parlamentar em Defesa do Comércio e Serviços), parabenizando a deputada Adriana pela iniciativa.
“Lanço um desafio aos colegas: deixemos de lado a retórica e passemos a agir imediatamente. Precisamos de uma legislação favorável aos empreendedores. Eu conheço bem as dificuldades desse segmento, pois comecei na vida como garçom”, enfatizou o deputado Jorge Geotten (Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas).
“Vendi brigadeiros quando era estudante. Na universidade, fui empreendedora e consegui comprar o meu primeiro carro. Como mãe, procuro dar exemplos de liberdade para empreender aos meus filhos. Ser empreendedor é um grande desafio no Brasil, e estamos aqui, como parlamentares, para melhorar esse ambiente”, disse a deputada Doutora Mayra Pinheiro (Frente Parlamentar Mista pelo Livre Mercado).
“Também venho de um setor que empreende bastante, que é a agricultura familiar, e sabemos da importância política e econômica do empreendedorismo. Somente as mulheres da agricultura representam, juntas, segundo dados do IBGE, 34% de todo o segmento. Sou defensora do empreendedorismo no campo, podem contar comigo”, relatou a deputada Elisângela Araújo.
“O que puxa um país para frente é o empreendedorismo. A luta desse segmento precisa ser reconhecida diariamente. Quem traz riqueza para um país é o setor privado. Meus parabéns a vocês! Sigam na luta. Com 16 anos, já era empreendedor, como radialista e jornalista. Minha jornada de trabalho é 7×0, assim como de todos os políticos sérios”, observou o deputado Bibo Nunes.
Datas especiais
O “Dia do Empreendedor” é comemorado no Brasil no dia 5 de outubro, data escolhida por conta da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841/1999). Já o “Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino” é celebrado no dia 19 de novembro, e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014. A data homenageia as mulheres que lideram negócios e contribuem para o desenvolvimento econômico global.
Serviço
Acompanhe a íntegra da Sessão Solene clicando aqui: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/74496