Leia o prólogo e baixe o livro Um ano pelo Brasil – vol. IV, que conta a atividade parlamentar da Deputada Adriana em 2022
O último ano de mandato de uma legislatura é um marco para quem vive da opinião pública. É neste ano, pelo menos para quem pretende concorrer a um segundo mandato, que passamos por uma nova campanha – enquanto trabalhamos – e recebemos ou não o aval dos cidadãos de nosso estado. Emocionalmente é um ano tenso.
Para quem, como nós do Partido NOVO, luta por uma política sem toma-lá-da-cá, o compromisso é não cair no oportunismo de votar para a plateia ou de aprovar projetos de leis que embora sejam bons para parte dos brasileiros são ruins para o Brasil. E conseguimos. Apesar das críticas de alguns setores, fomos íntegros e mantivemos a responsabilidade com a república na tomada de decisão.
Neste ano atípico, o Congresso Nacional, de um lado, deixou de discutir e aprovar propostas importantes para o nosso País como a Reforma Tributária, a Reforma Administrativa, o Pacto Federativo, o fim do foro privilegiado, a prisão após condenação em segunda instância, entre outros.
De outro lado, vimos propostas serem aprovadas às pressas comprometendo o processo legislativo – o caso mais terrível foi a da PEC da Transição, aprovada no afogadilho, sem a devida discussão, sem passar pela Comissão de Constituição e Justiça e sem passar por Comissão Especial. Em um jeitinho, a PEC foi apensada à outra PEC que já estava pronta para ir ao Plenário. E o resultado foi aprovação.
Cada vez mais, penso que só há uma saída para que o Brasil consiga se desenvolver e é a participação – de fato – dos cidadãos na política. A participação é fundamental para que as pessoas influenciem as tomadas de decisões que afetam suas vidas, seu dia a dia. E não falo aqui apenas eleger os melhores candidatos, mas de acompanhar as atividades do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. Só esse acompanhamento com muita cobrança fará com que a idolatria, a adoração por políticos, seja substituída pela crítica construtiva.
Baixe o quarto livro completo Um ano pelo Brasil – Livro IV









