Adriana Ventura

Deputada Adriana Ventura modera painel em evento que reuniu influenciadores digitais e criadores de conteúdo

Deputada Adriana Ventura modera painel em evento que reuniu influenciadores digitais e criadores de conteúdo O evento Economia de Criadores de Conteúdo reuniu profissionais que empreendem no mundo digital
Deputada Adriana Ventura modera painel em evento que reuniu influenciadores digitais e criadores de conteúdo O evento Economia de Criadores de Conteúdo reuniu profissionais que empreendem no mundo digital

O evento Economia de Criadores de Conteúdo reuniu profissionais que empreendem no mundo digital

A deputada Adriana Ventura (NOVO/SP) participou, no dia 19 de junho, do Seminário “Economia de Criadores de Conteúdo”, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento foi promovido pela ONG Conselho Digital, entidade que defende a internet “livre, segura e responsável”. 

Durante o evento, foram apresentadas experiências e casos exitosos de pessoas, especialmente jovens, que começaram a produzir conteúdo pela internet, e fizeram sucesso entre os internautas, mostrando o poder transformador desse segmento e a importância dessa nova atividade profissional, exercida pelos influenciadores e criadores digitais.

Empreendedorismo

Lito, que tem 3 milhões de seguidores, contou como ele se enveredou na atividade de influenciador digital, após abandonar uma carreira sólida no setor da aviação. Rafaela destacou a importância dos criadores digitais na democratização do ambiente escolar, que é o foco de atuação dela, como professor de Ciências. E Lara citou alguns relatos a respeito dos vídeos de corte e costura feitos por ela, e que mudaram a vida de muitas pessoas.

“Não tenho dúvidas sobre o efeito dinamizador que esse segmento traz para a economia e para a sociedade. Conheço bem esse tema pois, como professora, sou defensora do empreendedorismo. Os criadores e influenciadores ajudam as pessoas a sonhar. Pudemos constatar isso aqui hoje, depois de ouvir as histórias emocionantes e inspiradoras que eles compartilharam conosco”, resumiu a deputada Adriana Ventura.

A deputada Adriana foi a moderadora de um painel que abordou a temática “Transformando comunidades: o papel social dos criadores de conteúdo”. Foram convidados para o debate os influenciadores digitais Lito Sousa, Rafaela Lima e Lara Rogedo. Os três relataram o impacto positivo gerado pelos criadores e influenciadores digitais junto às comunidades locais, ao dar mais visibilidade às pessoas e empresas que, se não fosse a internet e as redes sociais, não teriam espaço nas mídias tradicionais.

Outros painéis

O seminário teve ainda outros dois paineis que trataram de aspectos econômicos: “Mapeando o sucesso: dados e tendências da economia de criadores no Brasil” e “Inovação e oportunidades: o impacto econômico do empreendedorismo digital”. O influenciador Igor Sousa (popularmente conhecido como Igor 3K) foi o centro das atenções. Ele é apresentador do programa “Flow”, um dos maiores podcasts do mundo, com mais de 4 milhões de inscritos.

Os expositores aproveitaram a ocasião para pedir aos parlamentares que, ao elaborar qualquer nova lei que venha regulamentar essa profissão ou aspectos ligados ao trabalho profissional dos criadores e influenciadores digitais, por ser um tema relativamente novo no mundo, os próprios interessados fossem consultados, permitindo um diálogo institucional saudável que produza mais benefícios para a sociedade.

Defesa da liberdade de expressão

Segundo a deputada Adriana Aventura, o crescimento da atividade profissional de criadores e influenciadores digitais é uma realidade positiva e bem-vinda, e para que esse segmento cresça ainda mais, dinamizando a economia, é preciso garantir a liberdade na internet, que é essencial para a democracia e para o desenvolvimento social. 

“Em um mundo conectado, a internet é um espaço vital para o exercício da liberdade de expressão, do acesso à informação e da inovação, gerando renda e diversificando novos negócios. Devemos garantir que a internet permaneça um espaço aberto e livre, onde ideias possam fluir, sem censura, repressão nem perseguição, mas sempre com responsabilidade”, afirmou a parlamentar paulista.

Vale aqui mencionar a atuação parlamentar da deputada Adriana Ventura na defesa incondicional da liberdade de expressão no ambiente digital. Como exemplos recentes, a batalha pela não aprovação do PL 2630/2020 (PL da Fake News) e a autoria do PL 3504/2021 (amplia o direito de liberdade de expressão na administração pública), que está prestes a ser analisado pela Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados.

Promotores do evento

O seminário foi organizado pela ONG Conselho Digital, com o apoio institucional de algumas plataformas digitais, como Hotmart, Youtube, TitkTok e Meta. O Conselho Digital é uma entidade sem fins lucrativos nem afiliações políticas, que elabora estudos sobre o ecossistema dos aplicativos e dos modelos de negócios, respeitando a neutralidade tecnológica e a inovação.

Link do PL 2630/2020 – https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2256735

Link do PL 3504/2021 – https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2302415 

Vem falar comigo!