Adriana Ventura

Mais investimentos em educação infantil e alfabetização é uma das bandeiras da deputada Adriana Ventura

Adriana Ventura discutindo investimentos estratégicos em educação infantil durante uma audiência pública.
Adriana Ventura discutindo investimentos estratégicos em educação infantil durante uma audiência pública.

Esta foi a primeira de cinco audiências sobre os pontos prioritários do Plano Nacional de Educação putada Adriana Ventura

No dia 13 de junho, por sugestão da deputada Adriana Ventura (NOVO/SP), a Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para debater os investimentos estratégicos na educação infantil e alfabetização, que é uma das bandeiras de atuação da parlamentar. O evento se insere numa série de cinco audiências dentro da mesma temática relacionada ao aprimoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). 

Para a deputada Adriana Ventura, além de investir mais na educação básica, é preciso que o Brasil aprimore, urgentemente, os métodos de ensino, além de incentivar o engajamento das famílias na vida escolar dos filhos. “O investimento do Brasil na educação básica é o terceiro pior entre países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). O país gasta cerca de 56 mil reais ao ano por cada aluno na universidade, em contrapartida investe somente cerca de 20 mil reais por estudante da educação básica anualmente”, afirmou.

Debate

Participaram da discussão: Ilona Becskeházy (ex-secretária nacional de Educação Básica do MEC), Lourival José Martins Filho (diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC), João Batista Araújo e Oliveira (presidente do Instituto Alfa e Beto), Karina Fasson (gerente de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal) e Fábio de Barros Gomes (especialista em educação e ex-secretário nacional de Alfabetização do MEC).

Com síntese, a maioria dos convidados reclamou das novas diretrizes do Ministério da Educação para o ensino infantil e o básico, as quais “teriam destruído” os esforços empreendidos no mandato anterior em termos de Política Nacional de Alfabetização. Foi consenso, entre os participantes, que a educação infantil de qualidade, além de construir bases sólidas para o restante do processo educacional, tem consequências positivas para o país.

Ao final da audiência, a deputada sugeriu que a Comissão de Educação recriasse o Grupo de Trabalho da Alfabetização, promovesse mais debates sobre o tema e intensificasse a fiscalização dos programas ministeriais, entre outras propostas que foram encaminhadas pelos expositores ao gabinete da deputada.

Próximos passos

No dia 20 de junho, a segunda audiência tratou sobre a interface entre o mercado de trabalho e as graduações do Ensino Superior e cursos técnicos. Nas próximas semanas, serão promovidas outras três audiências, também de autoria da deputada Adriana Ventura, sobre os seguintes assuntos: certificação e bônus por desempenho para os docentes; combate estratégico à violência e à criminalidade nas escolas; e viabilidade e implicações de integrar as avaliações de desempenho escolar internacionais no sistema educacional brasileiro. Participe!

Serviço

  • Acompanhe o vídeo desta audiência: 
  • Leia a síntese produzida pela Agência Câmara: 

www.camara.leg.br/noticias/1073006-debatedores-criticam-novas-diretrizes-do-mec-para

Vem falar comigo!