Adriana Ventura

PL 1904/2024

Posicionamento da deputada Adriana Ventura sobre o PL 1904/2024

“Em primeiro lugar, preciso corrigir uma inverdade, uma fake news: eu não sou autora ou coautora do PL 1.904/2024. Veja aqui a lista dos autores.

Também não é verdade que votei a favor do projeto de lei. O mérito do projeto não foi votado e provavelmente não será. O que foi aprovado simbolicamente (sem voto individual) foi a urgência e NENHUM deputado se manifestou.

Sou contra a descriminalização do aborto, e contra o PL 1904/2024 por considerar que as meninas e as mulheres estupradas precisam ser protegidas e não criminalizadas.

Também sou contra a assistolia, método que consiste em aplicar uma injeção letal nos fetos com mais de 22 semanas, que já têm possibilidade de vida fora do útero. Por isso, precisamos pensar em outra saída para as gestações em decorrência de estupro que tenham passado dos cinco meses. Por exemplo, maior discussão dos temas estupro gravidez e aborto nas escolas, nos postos de saúde (por ocasião da vacinação contra HPV), em programas educativos de TV e mídias sociais.

Não consigo aceitar que uma injeção letal seja aplicada dentro do útero para matar aquele ser humano inocente. Uma violência sofrida não pode justificar outra. O preferível nesta situação terrível é que, já que haveria um parto, ainda que de um bebê que teria sido morto dentro do útero, que se garanta ao nascituro o direito à vida que, sabemos, é universal e base de todos os outros direitos. E que, se ele sobreviver, que possivelmente venha a ser adotado e amado por outra família.


Vem falar comigo!