Na agenda, visitas a grandes instituições americanas para conhecer a aplicação da Inteligência Artificial
A deputada Adriana Ventura (NOVO/SP) esteve em Washington DC para participar, ao lado de outros parlamentares, de Missão sobre Inteligência Artificial.
Na agenda, participaram Governo e Parlamento norte-americanos, Institutos de Pesquisa e setor privado, a fim de ampliar a compreensão e alinhamento sobre tão importante e polêmico tema.
Veja quais atividades a deputada participou:
- Brazil Institute e Woodrow Wilson Center Technology Lab
O Brazil Institute é uma instituição política específica focada no Brasil em Washington e promove a compreensão da complexa realidade do Brasil, além de fazer a ponte entre instituições brasileiras e norte-americanas em todos os setores.
Já o Wilson Center é um centro tecnológico fundado pelo Congresso americano que fornece aconselhamento apartidário e insights sobre assuntos globais aos formuladores de políticas por meio de pesquisas profundas, análises imparciais e estudos independentes.
Na pauta, a deputada salientou as inúmeras restrições que são impostas nas leis brasileiras e como os norte-americanos se organizam nesse sentido.
- Empresas com aplicação de Inteligência Artificial
Dentre os tópicos prioritários na visita às empresas com aplicação de IA, a deputada observou as formas de conectividade, a cibersegurança, a saúde digital e o discurso tecnológico.
- Encontro na Embaixada do Brasil
A deputada e a delegação conversaram com a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, sobre os rumos da Inteligência Artificial nos países.
- Center for Security and Emerging Technologies da Georgetown
Esta organização de pesquisa política fornece aos tomadores de decisão análises baseadas em dados sobre as implicações de segurança das tecnologias emergentes, focando principalmente em IA, computação avançada e biotecnologia.
A deputada frisou o grande desafio para o Brasil em encontrar modelos viáveis para financiar pesquisas de ponta. Além disso, ressaltou que existem alguns casos de sucesso de parcerias público-privadas, mas a pesquisa universitária ainda poderia ser melhor.
- HealthCare Roundtable
Nesta visita, Adriana e demais parlamentares discutiram estratégias com empresas-membro da American Telemedicine Association. Esta organização é completamente focada no avanço da telessaúde.
- Câmara dos Deputados dos EUA (House of Representatives), com deputados americanos
Nesta visita, a deputada estreitou laços com deputados americanos e viu profundamente como funciona a Casa de Leis dos Estados Unidos, composta por 435 representantes com pleno direito de voto.
- Empresas de tecnologia, com participação da Microsoft e Amazon
Mais uma vez a Inteligência Artificial foi tema central, com discussões também sobre cibersegurança e confiança digital.
- Reuniões na Casa Branca, nos diversos departamentos que compõem a repartição pública norte-americana
Em mais uma visita política, a deputada visitou repartições da Casa Branca, como: Department of Commerce’s International Trade Administration (ITA), Department of Commerce’s National Institute of Standards & Technology (NIST), White House Office of Science and Technology Policy National Telecommunications and Information administration (NTIA), entre outras.
- Reuniões no Senado Americano com senadores americanos
No Senado, a delegação conversou com a senadora por Minnesota, Amy Jean Klobuchar. Membro do Partido Democrático-Agricultor-Trabalhista de Minnesota (DFL), ela anteriormente atuou como procuradora do condado de Hennepin, sendo a responsável por todos os processos criminais no condado mais populoso de Minnesota.
Na reunião, a deputada pôde ter um panorama de como o Senado americano enxerga a Inteligência Artificial aplicada na vida da população, aliado ao cenário político democrata x republicano.
- Information Technology Industry Council (ITI)
O Information Technology Industry Council (ITI) é o principal defensor global da tecnologia e representa as empresas mais inovadoras do mundo.
A pesquisa é uma forte característica da instituição e, diante disso, a deputada ficou mais por dentro de quais são as principais conclusões relacionadas ao futuro da tecnologia e especificamente da Inteligência Artificial.
- Centre for Information Policy Leadership (CIPL)
O grupo de reflexão global estuda a privacidade e políticas de dados, sendo as fontes líderes do setor, autoridades reguladoras e formuladores de políticas do uso responsável de dados.
Nesta visita, a deputada viu de perto como é trabalhada a regulamentação da Inteligência Artificial, baseada em princípios e responsabilidade.
- Federal Elections Committee
A Comissão Federal de Eleições (FEC) é a agência reguladora independente encarregada de administrar e fazer cumprir a lei federal de financiamento de campanhas nos Estados Unidos.
A FEC tem jurisdição sobre o financiamento de campanhas para a Câmara dos Representantes dos EUA, o Senado, a Presidência e a Vice-Presidência. Recentemente tem discutido o uso de inteligência artificial em campanhas eleitorais.