Notícias

Deputada Adriana Ventura faz ofício solicitando entrevista com os candidatos à presidência da Câmara

O novo presidente da Câmara dos Deputados será eleito no início de fevereiro de 2021. Para trazer transparência ao processo de eleição, a deputada federal Adriana Ventura (NOVO/SP) fez um ofício solicitando ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), uma rodada de entrevistas com todos os presidenciáveis da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022. A parlamentar também enviou o documento para a Secretária de Comunicação Social da Câmara, deputada Joice Hasselmann (PSL/SP), para que o evento seja transmitido pela TV Câmara. 

A deputada explica que a escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados é extremamente relevante para a política brasileira, sendo necessário que todos conheçam quais são as propostas de cada candidato. Sempre bom lembrar que o presidente da Câmara é o responsável pela escolha dos projetos que vão entrar na pauta de votações da Casa ao longo dos próximos dois anos. “Tem muita matéria que precisa entrar na pauta, como a PEC 199 que trata da prisão após segunda instância. Também temos a PEC 333, que acaba com o foro privilegiado, dentre tantas outras pautas que são relevantes para o Brasil avançar”, declara a parlamentar.

Ainda segundo ela, também há outras pautas importantes para serem debatidas e votadas como as reformas administrativa, tributária e política, a Pec dos Penduricalhos, a do Extrateto, a dos tribunais de conta, a da regra de ouro, entre outras.

É bom lembrar ainda que o presidente da Câmara também é quem decide sobre a viabilidade de abertura de processos de impeachment e de Comissões Parlamentares de Inquérito. 

A deputada Adriana Ventura também é signatária da carta que exige alguns compromissos do futuro presidente da Câmara, tais como: reformas administrativa e no regimento interno da Casa; organização dos trabalhos legislativos, com previsibilidade e priorização das pautas relevantes para o progresso do país.