Deputada Federal Adriana destinou 250 mil reais para cidade de Colômbia por meio de emendas parlamentares individuais
A cidade de Colômbia pode dizer que tem sua deputada federal. Eleita pelo Partido Novo de São Paulo, em 2018, Adriana Ventura, empreendedora e professora da FGV-EAESP, destinou 250 mil reais para a saúde de Colômbia.
A verba destinada pela deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP), para quem não sabe, vem das emendas parlamentares individuais, cuja origem é os impostos pagos por cada cidadão. Ou seja, por você.
“Não é favor dos deputados, mas obrigação de fazer o dinheiro voltar para a cidade e melhorar a vida das pessoas”, diz a deputada, que é a mais bem avaliada pelo Ranking dos Políticos.
A emenda da deputada foi para o Projeto Mirante – Programa para Recuperação de Áreas Degradadas, no valor de R$ 250 mil, em 2020.
A deputada Adriana Ventura faz edital para a seleção de emendas da parlamentar e a escolha, feita depois de análise minuciosa, segue critérios técnicos como pertinência do projeto, adequação aos eixos do mandato (saúde e educação), número de pessoas beneficiadas com o projeto, custo benefício do projeto e perenidade.
Como de costume, após a destinação dos recursos, a parlamentar aterrissa na cidade contemplada e vai visitar a entidade beneficiada para verificar a utilização da verba. A verba de 250 mil reais foi utilizada para a implantação do Projeto Mirante, com ampliação de área verde urbana, para melhoria da qualidade de vida da população do município.
O projeto previa a elaboração e implementação do programa para a recuperação de áreas degradadas, com as instituições de diferentes segmentos relacionados ao uso e ocupação do solo, nas áreas estratégicas rico acervo natural da Área da Pedreira identificado como um Mirante com vista para o Rio Grande.
O presente também visou a recuperação dos espaços públicos degradados, a preservação do acervo natural, valorização da paisagem urbana, recuperação de Área de Preservação Permanente–APP (Área da Pedreira), dentre outras benfeitorias.
Quem é Adriana Ventura?
Bom, se você não me conhece, sou uma professora universitária, empreendedora, mãe, mulher, bailarina, pianista, vocalista em uma banda brega, mas, acima de tudo, uma cidadã indignada que saiu da estagnação e partiu para a ação.
Motivada pelas manifestações populares de 2013, entrei na política com o objetivo de ajudar a mudar a própria política. Ao exercer minha cidadania de maneira mais contundente, ajudei a fortalecer o Partido Novo na Zona Oeste da cidade de São Paulo, onde resido. Além disso, passei a ajudar o Novo na captação de novas mulheres para o pleito de 2018. A candidatura veio como consequência deste envolvimento.
Fui eleita deputada federal por São Paulo com uma campanha breve e que revelava a minha missão: melhorar a vida das pessoas, principalmente as mais carentes. E escolhi como mote de minha campanha o tema de minha tese de doutorado: ética e integridade. Base de nossa vida cidadã.
Resumo abaixo, muito brevemente, minha atuação parlamentar nesta minha primeira legislatura. Mas quero deixar um recado para você que me lê: se esta cidadã comum está aqui na Câmara dos Deputados é por que pessoas como você ainda acreditam na política.
É papel do deputado federal fazer emendas ao orçamento
Você sabe o que faz um deputado federal? O deputado é um representante do povo e defende os interesses do estado que o elegeu. O parlamentar tem três atribuições principais, estabelecidas na Constituição: legislar, fiscalizar o executivo e fazer emendas ao orçamento.
Há dois tipos de emendas: as emendas individuais e as emendas de bancada. E é por meio delas que o deputado pode enviar mais de 15 milhões por ano para as entidades ou cidades de seu estado que precisem de recursos. É o dinheiro dos impostos pagos por você, cidadão, retornando para a sua cidade.
A deputada Adriana abre edital (processo seletivo) para destinar as emendas individuais. Ela também é autora de proposição que estabeleceu critérios técnicos para as emendas de bancada e os critérios utilizados para o envio.
“É responsabilidade de qualquer deputado, parlamentar, político retornar o dinheiro do pagador de impostos, o dinheiro pago pelos cidadãos, de forma inteligente e comprometida com as necessidades do brasileiro, seja na área saúde, seja na área de segurança ou seja na educação”.
Conheça a Deputada Adriana Ventura
Doutora em Administração e professora universitária da Fundação Getúlio Vargas – FGV – EAESP, Adriana é também empreendedora. Uma cidadã comum sem apadrinhamentos políticos, que, indignada com os rumos da política do país, saiu da estagnação para a ação e entrou para a política em 2018, com sua eleição para Deputada federal pelo NOVO/SP.
Comprometimento
Deputada federal e pré-candidata à reeleição, Adriana Ventura sempre defendeu transparência e compromisso com um mandato eficiente, respeitando o dinheiro do cidadão. É por isso que, além de abrir mão dos privilégios parlamentares e economizar a verba de gabinete, ela ainda conta com 100% de presença em todas as sessões de plenário, não tendo faltado nenhum dia em todos os anos de mandato.
Eficiência
A taxa de aprovação de projetos de lei da deputada federal é um diferencial, sendo uma das que mais aprova PLs. Já se somam dez projetos aprovados, com destaque para a Lei da Telemedicina.
Atuação parlamentar da Adriana Ventura
Vice-líder do Novo na Câmara
Presidente da Frente Ética Contra a Corrupção
Presidente da Frente da Telessaúde
Titular da Comissão de Seguridade Social e Família (que abrange a área de saúde)
Titular da Comissão Externa da Primeira Infância
Membro da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania
Membro da Comissão de Educação
Membro da Comissão Mista de Orçamento
Participante da Comissão Externa de Acompanhamento da Covid
Titulações da Adriana Ventura
Melhor deputada do Brasil no acumulado do Prêmio Ranking dos Políticos (2019-2020)
Cinco estrelas em transparência na avaliação do Congresso em Foco – 2020
Cinco estrelas no Índice Legisla Brasil – 2022
Ganhou o Oscar da Saúde na categoria representatividade – 2022
Prestação de contas da Adriana Ventura
Tem 100% de presença nas sessões legislativas
Abre mão de privilégios como auxílio-moradia, apartamento funcional, reembolso médico ilimitado, aposentadoria especial, passaporte diplomático
Seleciona as emendas parlamentares por edital e critérios técnicos
Já economizou R$ 6 milhões milhões em 42 meses de mandato
(Veja as Prestações de Contas completas)
Leis de autoria da Deputada Adriana aprovadas
Lei 13.989/2020 – autoriza a Telemedicina
Lei 14.006/2020 – libera importação de medicamentos e equipamentos contra a COVID, aprovados internacionalmente, caso a Anvisa não análise
Lei 14.023/2020 – protege os profissionais de saúde em epidemias
Lei Complementar 172/2020 – transfere Fundos de Saúde
Proposições da Adriana já aprovadas na Câmara
PL 5595/2020 – torna a educação atividade essencial
PL 1485/2020 – duplica as penas dos crimes de corrupção relacionados à pandemia
PL 240/2021 – aumenta em 1⁄3 a pena de improbidade administrativa para o agente que fraudar ordem de vacinação
PL 1998/2020 – autoriza e define a prática da telemedicina em todo o território nacional de forma permanente
PL 454/2022 – altera a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para autorizar o compartilhamento dos dados e microdados brutos do Censo Escolar
PL 4483/2020 – altera os artigos 7º e 16 da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, para aperfeiçoar o bloqueio de bens e garantir os resultados da ação de improbidade administrativa.