Deputada Adriana fez campanha nas redes sociais para conscientizar sobre o populismo
O Populismo, em linhas simples, é quando um governante adota uma série de medidas de caráter popular, com aparente defesa dos mais pobres, mas pensando apenas em se manter no poder.
O termo populismo surgiu no início do século passado, e foi criado para descrever governos com características populares, mas que flertavam com o autoritarismo e contavam com a centralização do poder em uma só figura. Getúlio Vargas e Juan Perón são dois dos mais famosos populistas da América do Sul.
Porém, o Populismo não é simplesmente uma forma de governar que pretensamente pensa no povo. Ele reúne uma série de características que o torna extremamente perigoso para o desenvolvimento de uma nação.
Vamos entender um pouco mais porque o Populismo é ruim e deve ser combatido:
-
Centraliza o governo em uma figura, e não em uma proposta:
O Populismo tem como objetivo manter o governante no poder. Não existe plano de governo ou plano de nação que não passe pelo governante. Isso anula as possibilidades de uma continuidade natural da sucessão de poderes, e trava o processo democrático de alternância de poder.
-
Não mede consequências para manter o governante no poder:
É comum que, no Populismo, as ações tomadas desconsideram questões como orçamento público, viabilidade a longo prazo, e até mesmo a realidade. O que realmente importa é a aparência: o governo precisa parecer bom, mesmo que nos bastidores, tudo esteja um caos.
-
Cultiva medos e delírios para controlar e mobilizar a população:
O medo é uma arma poderosa do Populismo. Faz parte do repertório a criação de um inimigo externo, muitas vezes irreal, para criar na população a ideia de que apenas o governante é o herói capaz de proteger o país. A narrativa ‘nós versus eles’ também é bastante reforçada.
-
Cria problemas no país para reforçar a imagem de herói do governante:
Como o governante é figura central na prática, reforçar a necessidade dele é algo que acontece de maneira constante. E, para isso, são criados problemas e situações com o intuito de heroificar e construir um personagem. Personagem esse que é a solução dos problemas e o salvador da pátria.
Populismo é um veneno
Essas questões, somadas, fazem com que governos populistas tragam um atraso imenso para o País, pois não focam no real desenvolvimento e prosperidade da nação. O prejuízo é de anos, senão décadas. Precisamos estar sempre atentos e combater até mesmo o menor dos sinais de Populismo em qualquer governo, a fim de evitar que este mal pestilento se espalhe.
“Recebi um material muito bom do Ailton Marques, um filiado do Novo, e inspirado nele fizemos uma campanha de conscientização dos males do populismo nas minhas redes sociais”, diz a deputada federal Adriana Ventura.
Ailton Marques explica: “Muita gente confunde populismo com popularidade ou acham que é uma prática só da direita ou só da esquerda – pode ser de ambos”.
Uma curiosidade: populistas geralmente não falam de populismo, pois sabem que vão se contradizer ou deixar a máscara cair.