Adriana Ventura
Deputada Adriana Ventura participa do P 20, em Brasília

Cúpula dos Parlamentos do G-20

Deputada Adriana ventura acompanha a Cúpula dos Parlamentos. Pobreza, fome e meio ambiente serão os focos do evento

O Congresso Nacional sedia, de 6 a 8 de novembro de 2024, a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G-20 (P-20), a ser realizada nas dependências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A deputada Adriana Ventura (NOVO/SP) confirmou a presença no evento, que terá três sessões de trabalho e debates com as delegações estrangeiras. 

A Cúpula terá apoio da União Interparlamentar (UIP) e reunirá, além dos 20 países integrantes do G-20, outras delegações estrangeiras, entre Parlamentos e organismos internacionais. O objetivo principal é promover discussões e intercâmbios sob o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. 

O que pensa a deputada?

“Os temas do P-20 são muito significativos para os Parlamentos, uma vez que compete ao Poder Legislativo a definição de políticas públicas que contribuirão para a construção de um mundo mais justo. Todas as temáticas – clima, desigualdades, combate à fome, pobreza, desenvolvimento sustentável – são desafios que devemos enfrentar, buscando soluções”, considerou a deputada Adriana Ventura.

E agregou a parlamentar: “O P-20 tem a capacidade de encaminhar propostas aos chefes de Estado do G-20, pois eles terão a palavra final sobre essas sugestões. Meu intuito, ao participar do P-20, é justamente esse: com base na experiência de outras nações, trazer ideias inovadoras para o Brasil. Afinal, é no Parlamento que as decisões do G-20 serão concretizadas”.

Programação

No dia 6 (quarta-feira), ocorrerá o Fórum Parlamentar do G-20 para tratar das recomendações e dos resultados da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P-20. As sessões de trabalho do dia 7 (quinta-feira) abordarão os temas “Combate à fome, pobreza e desigualdade” e “Promoção do desenvolvimento sustentável”. 

No último dia, 8 de novembro (sexta-feira), a Cúpula vai analisar o aspecto “Construção de uma governança global adaptada aos desafios do século XXI”. Neste dia, está prevista a aprovação de uma “Declaração Conjunta”, que será entregue à Cúpula de Líderes do G-20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Sobre o P-20

O P-20, criado em 2010, é o grupo de presidentes dos parlamentos dos membros do Grupo dos Vinte. Este ano, pelo menos 35 delegações deverão comparecer ao evento. Em 2023, a Índia sediou a 9ª Cúpula do P-20, ocasião em que o Brasil foi escolhido para sediar o encontro seguinte.

Grupo dos Vinte (G-20)

O G-20, fórum de cooperação econômica internacional, tem o objetivo de desenvolver políticas e estratégias para enfrentar os desafios globais atuais e futuros. Integram o G-20 os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Também fazem parte do grupo a União Africana e a União Europeia. O G-20 responde por 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial.

Serviço

O evento será transmitido ao vivo, em língua portuguesa e outros idiomas. 

Mais detalhes: https://infograficos.camara.leg.br/p20/

Vem falar comigo!