Deputada federal Adriana Ventura destina 1 milhão e 400 mil reais para Jaú e região
A cidade de Jaú pode dizer que tem uma deputada federal. Eleita pelo Partido Novo, em 2018, Adriana Ventura, professora da FGV-EAESP, destinou 1 milhão e 400 mil reais para esta cidade do interior de São Paulo.
A verba destinada pela deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP), para quem não sabe, vem das emendas parlamentares individuais, cuja origem são os impostos pagos por cada cidadão. Ou seja, por você.
“Não é favor dos deputados, mas obrigação de fazer o dinheiro voltar para a cidade e melhorar a vida das pessoas”, diz a deputada, que é a mais bem avaliada pelo Ranking dos Políticos.
O dinheiro, parte das emendas parlamentares individuais, foi destinado para o Consórcio Intermunicipal Vales dos Rios Tietê Paraná. A deputada Adriana Ventura, que é do Partido Novo, destinou todo o montante em 2021.
Acompanhada de Paulo Miras, voluntário do mandato que acompanha as emendas na região e candidato a deputado estadual, Adriana esteve na cidade de Jaú para fiscalizar a aplicação das emendas e conversar com a população.
Com a emenda da deputada será possível construir uma usina móvel de reciclagem de resíduos de construção civil. O equipamento será montado numa carreta, composta, no mínimo, por um alimentador vibratório, um britador, uma peneira vibratória, com três telas de granulometrias diferentes e correias transportadoras, para alimentação do processo e destinação de produtos beneficiados.
Valor foi distribuído para Consórcio Intermunicipal Vales dos Rios Tietê Paraná, que beneficia 29 cidades da região
O Consórcio Intermunicipal Vales dos Rios Tietê Paraná engloba as cidades de Andradina, Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Buritama, Brotas, Conchas, Dois Córregos, Iacanga,Igaraçu do Tietê, Itajú, Itapuí, Itatinga, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Mendonça, Mineiros do Tietê, Macatuba, Mirassol, Pardinho, Pederneiras, Pirajuí, Promissão, Piracicaba, Reginópolis, Sabino, Salto, São Manuel e Torrinha. Vale ressaltar que todas as 29 cidades serão beneficiadas com a inovação.
É papel do deputado federal fazer emendas ao orçamento
Você sabe o que faz um deputado federal? O deputado é um representante do povo e defende os interesses do estado que o elegeu. O parlamentar tem três atribuições principais, estabelecidas na Constituição: legislar, fiscalizar o executivo e fazer emendas ao orçamento.
Há dois tipos de emendas: as emendas individuais e as emendas de bancada. E é por meio delas que o deputado pode enviar mais de 15 milhões por ano para as entidades ou cidades de seu estado que precisem de recursos. É o dinheiro dos impostos pagos por você, cidadão, retornando para a sua cidade.
A deputada Adriana abre edital (processo seletivo) para destinar as emendas individuais. Ela também é autora de proposição que estabeleceu critérios técnicos para as emendas de bancada e os critérios utilizados para o envio.
“É responsabilidade de qualquer deputado, parlamentar, político retornar o dinheiro do pagador de impostos, o dinheiro pago pelos cidadãos, de forma inteligente e comprometida com as necessidades do brasileiro, seja na área saúde, seja na área de segurança ou seja na educação”.
Conheça a Deputada Adriana Ventura
Doutora em Administração e professora universitária da Fundação Getúlio Vargas – FGV – EAESP, Adriana é também empreendedora. Uma cidadã comum sem apadrinhamentos políticos, que, indignada com os rumos da política do país, saiu da estagnação para a ação e entrou para a política em 2018, com sua eleição para Deputada federal pelo NOVO/SP.
Comprometimento
Deputada federal e pré-candidata à reeleição, Adriana Ventura sempre defendeu transparência e compromisso com um mandato eficiente, respeitando o dinheiro do cidadão. É por isso que, além de abrir mão dos privilégios parlamentares e economizar a verba de gabinete, ela ainda conta com 100% de presença em todas as sessões de plenário, não tendo faltado nenhum dia em todos os anos de mandato.
Eficiência
A taxa de aprovação de projetos de lei da deputada federal é um diferencial, sendo uma das que mais aprova PLs. Já se somam dez projetos aprovados, com destaque para a Lei da Telemedicina.
Atuação parlamentar da Adriana Ventura
🔸 Vice-líder do Novo na Câmara
🔸 Presidente da Frente Ética Contra a Corrupção
🔸 Presidente da Frente da Telessaúde
🔸 Titular da Comissão de Seguridade Social e Família (que abrange a área de saúde)
🔸 Titular da Comissão Externa da Primeira Infância
🔸 Membro da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania
🔸 Membro da Comissão de Educação
🔸 Membro da Comissão Mista de Orçamento
🔸 Participante da Comissão Externa de Acompanhamento da Covid
Titulações da Adriana Ventura
🔸 Melhor deputada do Brasil no acumulado do Prêmio Ranking dos Políticos (2019-2020)
🔸 Cinco estrelas em transparência na avaliação do Congresso em Foco – 2020
🔸 Cinco estrelas no Índice Legisla Brasil – 2022
🔸 Ganhou o Oscar da Saúde na categoria representatividade – 2022
Prestação de contas da Adriana Ventura
🔸 Tem 100% de presença nas sessões legislativas
🔸 Abre mão de privilégios como auxílio-moradia, apartamento funcional, reembolso médico ilimitado, aposentadoria especial, passaporte diplomático
🔸 Seleciona as emendas parlamentares por edital e critérios técnicos
🔸 Já economizou R$ 6 milhões milhões em 42 meses de mandato
(Veja as Prestações de Contas completas)
Leis de autoria da Deputada Adriana aprovadas
Lei 13.989/2020 – autoriza a Telemedicina
Lei 14.006/2020 – libera importação de medicamentos e equipamentos contra a COVID, aprovados internacionalmente, caso a Anvisa não análise
Lei 14.023/2020 – protege os profissionais de saúde em epidemias
Lei Complementar 172/2020 – transfere Fundos de Saúde
Proposições da Adriana já aprovadas na Câmara
PL 5595/2020 – torna a educação atividade essencial
PL 1485/2020 – duplica as penas dos crimes de corrupção relacionados à pandemia
PL 240/2021 – aumenta em 1⁄3 a pena de improbidade administrativa para o agente que fraudar ordem de vacinação
PL 1998/2020 – autoriza e define a prática da telemedicina em todo o território nacional de forma permanente
PL 454/2022 – altera a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para autorizar o compartilhamento dos dados e microdados brutos do Censo Escolar
PL 4483/2020 – altera os artigos 7º e 16 da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, para aperfeiçoar o bloqueio de bens e garantir os resultados da ação de improbidade administrativa.
Conheça mais sobre o NOVO:
Por que o NOVO não usa dinheiro público?