Emendas parlamentares

Qual o deputado de Rio Claro?

A deputada federal Adriana Ventura destinou um milhão de reais para Rio Claro investir na saúde

A  deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), empreendedora e professora da FGV-EAESP, destinou um milhão de reais para a cidade de Rio Claro, localizada no interior de São Paulo. 

O recurso é parte das emendas parlamentares individuais, destinado para a Santa Casa de Rio Claro, sendo 300 mil reais, em 2020, mais 300 mil reais, em 2021 e 400 mil reais em 2022. 

A deputada esteve na cidade de Rio Claro para fiscalizar a aplicação das emendas e conversar com a população.

Todo o montante foi destinado para custeio, manutenção e compra de equipamentos na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, que é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. A emenda da parlamentar ajudou a atender mais de duzentos e setenta mil habitantes dos municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna, Analândia e Corumbataí. Vale ressaltar que mais de 86% dos atendimentos da entidade são de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Deputada Adriana Ventura em Rio Claro
Deputada Adriana Ventura destinou 1 milhão para a Santa Casa de Rio Claro

 

É papel do deputado federal fazer emendas ao orçamento

Você sabe o que faz um deputado federal? O deputado é um representante do povo e defende os interesses do estado que o elegeu. O parlamentar tem três atribuições principais, estabelecidas na Constituição: legislar, fiscalizar o executivo e fazer emendas ao orçamento.

Há dois tipos de emendas: as emendas individuais e as emendas de bancada. E é por meio delas que o deputado pode enviar mais de 15 milhões por ano para as entidades ou cidades de seu estado que precisem de recursos. É o dinheiro dos impostos pagos por você, cidadão, retornando para a sua cidade.

A deputada Adriana abre edital (processo seletivo) para destinar as emendas individuais.  Ela também é autora de proposição que estabeleceu critérios técnicos para as emendas de bancada e os critérios utilizados para o envio.

“É responsabilidade de qualquer deputado, parlamentar, político retornar o dinheiro do pagador de impostos, o dinheiro pago pelos cidadãos, de forma inteligente e comprometida com as necessidades do brasileiro, seja na área saúde, seja na área de segurança ou seja na educação”.