A deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP) votou a favor do veto 59/21 (ou seja para manter o veto). O texto previa a distribuição de absorventes para estudantes de escolas públicas de todo o Brasil, o que é meritório, mas obrigava os estados e os municípios a realizarem a distribuição sem considerar as especificidades sociais e orçamentárias de cada região.
Ciente da relevância do tema da dignidade menstrual, a deputada buscou soluções, e enviou ao Poder Executivo Federal uma indicação que sugeria que fossem adotadas a distribuição de coletores menstruais. Estes possuem diversos benefícios em relação ao tradicional absorvente, são mais econômicos no longo prazo, já que eliminam a necessidade de comprar absorventes periodicamente; dão mais autonomia às mulheres, visto que não precisam ser trocados em curtíssimos períodos; além disso, os coletores são mais sustentáveis, dada a sua reutilização, desde que corretamente higienizados.
A deputada garante que continuará acompanhando o tema e buscando as melhores soluções para garantir saúde menstrual às mulheres.