Na próxima semana, entre os dias 15 e 20 de outubro, acontecerá em Londres a Missão Parlamentar de Saúde ao Reino Unido, promovida pela organização governamental Great Campaign. A deputada federal Adriana Ventura (NOVO/SP) foi convidada para participar da ação, que tem como objetivo facilitar a troca de experiências em atenção primária, saúde digital e autocuidado entre Brasil e Reino Unido. Os custos da viagem serão bancados pela própria organização.
A delegação será composta por representantes do Congresso Nacional e Anvisa, bem como acompanhada por representantes do Governo Britânico, de empresas britânicas (Reckitt e Haleon) e da ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde).
Considerada como uma missão técnica, a deputada, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde Digital, ficará por dentro de como funciona o sistema de saúde britânico, visitando o National Health Service (NHS).
Nele, será possível acompanhar as recentes transformações relacionadas à atenção primária e saúde digital, pauta que Adriana defende na Frente da Saúde Digital.
Programação
Serão cinco dias de intensas visitas e reuniões.
Na segunda-feira (16), será apresentado o sistema de saúde britânico, a história do NHS e como estão estruturados os serviços de saúde no Reino Unido. Além disso, será realizada uma visita ao Richford Gate Medical Practice, de atenção primária.
Atenção especializada será o foco das atividades de terça-feira (17), envolvendo reunião com a equipe de Prevenção do Department of Health and Social Care; e visitas ao Parlamento, bem como ao Hospital Royal Marsden, fundado em 1851 e considerado o primeiro hospital dedicado ao diagnóstico, tratamento, pesquisa e educação em câncer no mundo.
Na quarta-feira (18), autocuidado é o tema das visitas. Uma das maiores empresas de cuidados de saúde do mundo, a Haleon, está na programação; depois a Imperial College London, para conhecer os avanços da pesquisa acadêmica; e ao Instituto de Inovação em Saúde Global.
No Reino Unido é possível vender medicamentos em supermercados. Esse assunto será tratado na visita a Boots e a Tesco, empresas varejistas britânicas de saúde, beleza e farmácias das nações da região europeia. Além disso, duas agências reguladoras estarão na mesa redonda entre Brasil e Reino Unido.
Por último, na sexta-feira (20), a programação será mais curta, com visitas a laboratório de última geração e empresa britânica de bens de consumo para oferecer tempo livre aos convidados da Missão. Assim, poderão conhecer pontos turísticos, como o Castelo de Windsor, o Palácio de Buckingham, a London Eye e tantos outros locais famosos da Europa.