Bancada do Novo no Congresso apresentou notícia crime contra Lula por falas antissemitas
Após a declaração antissemita do presidente da República Lula, em 18 de fevereiro de 2024, os deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP) e Marcel Van Hattem e o senador Eduardo Girão (Novo-CE) decidiram apresentar uma notícia crime na Procuradoria Geral da República (PGR).
A bancada do NOVO no Congresso Nacional afirma que Lula teria praticado o crime de racismo. Dois dias antes, o partido Novo havia apresentado outra notícia crime contra Lula por ter cometido o crime de terrorismo, ao divulgar que fará aportes extras à agência de refugiados palestinos da ONU.
A deputada Adriana Ventura comentou nas suas redes sociais: “O presidente do Brasil comparou a defensiva israelense contra o Hamas com o Holocausto dá náuseas. O escorpião não nega a natureza. Lula é o que parece.
Lula afirmou durante uma entrevista coletiva realizada na Etiópia no domingo que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, comparando o conflito atual com o Holocausto.
O partido NOVO protocolou uma notícia crime contra Lula, pedindo que as autoridades responsáveis abram as investigações contra o petista.