Notícias

Parlamentares fazem tributo à Operação Lava Jato no Congresso Nacional

A Frente Ética Contra a Corrupção reúne especialistas e parlamentares em encontro sobre a Operação Lava Jato

A Frente Ética Contra a Corrupção (FECC) fará na próxima terça-feira, 20 de abril, às 9h30, o seminário “Lava Jato: a maior operação contra a corrupção do mundo”. O objetivo do evento é relembrar a importância desta operação que recuperou mais de quatro bilhões de reais para os cofres públicos e gerou quase 300 condenações.

Serão palestrantes no seminário: 

  • Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador e ex-membro da Lava Jato;
  • Jorge Pontes. delegado da Polícia Federal e especialista no enfrentamento à corrupção sistêmica;
  • Maria Cristina Pinotti, economista e organizadora e coautora do livro “Corrupção: Lava Jato e Mãos Limpas”.

Para a presidente da FECC, Deputada Federal Adriana Ventura, estes são tempos sombrios para o combate à corrupção no Brasil. “O combate à corrupção não pode perder para narrativas esdrúxulas. Não podemos esquecer que quando a gente fala de corrupção, estamos falando de um crime que tira recursos de serviços básicos e sustenta a miséria e a pobreza. Corrupção é uma praga que afeta toda a nossa população”, diz a deputada. A transmissão será feita pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Sobre a Lava Jato

Em 17 de março de 2014, começava a primeira fase da Lava Jato, super-operação de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Com sede na Justiça Federal do Paraná, a investigação que apontou irregularidades na Petrobrás tem desdobramentos no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal.
A Lava Jato, em sete anos de operação, incluiu: 79 fases, 1.450 mandados de busca e apreensão, 211 conduções coercitivas, 132 mandados de prisão preventiva e 163 de temporária, 130 denúncias contra 553 acusados, gerando 278 condenações (sendo 174 nomes únicos) chegando a um total de 2.611 anos de pena. Mais de R$ 4,3 bilhões já foram devolvidos por meio de 209 acordos de colaboração e 17 acordos de leniência, nos quais se ajustou a devolução de quase R$ 15 bilhões.

Serviço
Seminário da Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção
“Lava Jato: a maior operação contra a corrupção do mundo”.
Dia: terça-feira (20/04)
Horário: 9h30
Local: Câmara dos Deputados
Transmissão: Canal da Câmara dos Deputados no YouTube (https://bit.ly/3fUmvmJ)