A Frente da Telessaúde organizou encontro para debater telemedicina e temas como remuneração, territorialidade e primeira consulta
O primeiro encontro da Frente Parlamentar Mista da Telessaúde demonstrou a pluralidade de opinião na comunidade médica sobre o uso da telemedicina. Com o tema O Futuro da Telemedicina no Brasil: Visão das Entidades Médicas, o seminário evidenciou que ainda não há consenso entre os profissionais da saúde sobre assuntos relacionados à prática no País. O evento aconteceu em parceria com Global Summit and Telemedicine & Digital Health 2021, na manhã do dia 16 de março, na Câmara dos Deputados.
Os especialistas convidados para este seminário foram: Donizetti Giamberardino, primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); César Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); e José Luiz Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM). Cada convidado teve a oportunidade de falar sobre: remuneração, territorialidade e primeira consulta.
A Presidente da Frente da Telessaúde, a Deputada Federal Adriana Ventura, agradeceu os convidados pela participação. “Sabemos que ninguém constrói nada sozinho e essa participação dos senhores, essa contribuição e disponibilidade realmente é louvável e necessária. Pois só a união entre o parlamento, sociedade civil, e os representantes de classe, é que poderemos construir algo duradouro e que faça sentido para todos e para o nosso País.”, ressaltou.
A parlamentar também apontou que a Frente está à disposição dos especialistas e profissionais da área da saúde para ser um local de discussão sobre os assuntos pertinentes à medicina a distância.
“O objetivo desses encontros é tratar essas questões divergentes com respeito. É por meio desses debates que vamos construir um marco legal da telessaúde. E é com contribuições coletivas que vamos fazer uma regulamentação útil para dar a população brasileira acesso de qualidade a tratamentos de saúde”, completou.
Também participaram do encontro os deputados federais: Pedro Westphalen (PP-RS); Hiran Gonçalves (PP-RR); Angela Amin (PP-SC); Flávia Morais (PDT-GO); Carla Dickson (PROS-RN); e Paula Belmonte (Cidadania – DF).
Palestrantes do seminário
O primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Donizetti Giamberardino, explica que a telemedicina deve ser fundamentada na autonomia, responsabilidade, ética e segurança. Para ele, no quesito remuneração, o CFM defende equiparação às consultas presenciais. Em relação à territorialidade, acredita que o médico pode atender em todo território brasileiro por meio da tecnologia, desde que a primeira consulta seja presencial. Dessa forma, o CFM preconiza que a primeira consulta seja de forma presencial.
Já o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Fernandes, acredita que o médico não pode ser impedido de fazer a primeira consulta de forma remota. “Depois da primeira consulta o médico pode ajuizar se é suficiente o que ele ali obteve para a hipótese diagnóstica para as orientações terapêuticas. Essa decisão tem que ficar a cargo do médico”, disse. Em relação à remuneração, o presidente da AMB ressalta que a telemedicina é mais trabalhosa, dessa forma, deve merecer uma remuneração maior do que a presencial. A territorialidade é a questão mais fácil, segundo Fernandes, pois não há problema do médico de determinada localidade atender o paciente que mora em outra cidade ou até mesmo país.
O presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Amaral, aponta que o médico deve decidir se a primeira consulta pode ser presencial ou por tecnologia. “Isso não deveria ser uma limitação ou obrigação, isso deveria ficar a critério do médico que atende o paciente”, defendeu. Já em relação a remuneração, Amaral disse que a teleconsulta deve ser melhor remunerada do que a presencial. Sobre a territorialidade, o presidente da APM declarou que não deve haver restrição pela localidade tanto do médico como do paciente.
Only wanna tell that this is extremely helpful, Thanks for
taking your time to write this.
You have mentioned very interesting points! ps nice web site.?
Oh my goodness! Impressive article dude! Thanks, However I am going through problems with your RSS. I don’t understand why I can’t subscribe to it. Is there anyone else having similar RSS issues? Anyone that knows the solution will you kindly respond? Thanks!!
I was reading through some of your content on this website and I think this web site is very informative!
Retain putting up. Euro travel guide
Hi, it’s Charles here, concerning you from the land of unlimited opportunity– or as we like to call it, the 1K a Day System. Here, we teach you how to make more than a well-fed squirrel collects nuts for the winter season. If you’re ready to pile up those digital acorns, hop on board! Let’s make your checking account as plump as those saucy critters by signing up today.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. phieuguige-grab-bat-net