A deputada recebeu o prêmio “100 Mais Influentes da Saúde” na categoria representatividade
A deputada federal Adriana Ventura é conhecida por atuar arduamente na área da saúde e por ser autora da Lei da Telemedicina no Brasil. Por conta dos seus três anos e meio dedicados à melhoria da saúde pública, ela foi escolhida uma das “100 Mais Influentes da Saúde”, na categoria representatividade. O prêmio é conhecido como o Oscar da Saúde.
Os vencedores da premiação foram escolhidos por meio de votação aberta pelo site da Healthcare Management e pela pesquisa de mercado feita pelo Grupo Mídia. Para a deputada foi muito importante participar de um evento com pessoas que fazem a saúde acontecer.
“Podem contar comigo! Lá no Congresso Nacional, nós temos a Frente da Telessaúde, que é aberta a todos, para que todos tenham voz, e assim avançar nesta área que é tão importante e fundamental para os brasileiros”, disse a parlamentar.
A deputada federal Adriana Ventura é autora do Projeto de Lei que regulamentou a Telemedicina no Brasil durante a pandemia. É também criadora do PL que regulamenta a telessaúde em todo o Brasil, aprovado na Câmara dos Deputados no dia 27 de abril de 2022.
A telessaúde é acesso à saúde por meio de tecnologia. Na prática, é atendimento sem sair de casa e possibilita acesso mais fácil e rápido à saúde.
Adriana Ventura ainda é relatora do projeto de lei que institui o prontuário eletrônico no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto prevê a unificação dos dados dos pacientes e mais agilidade nos atendimentos.
A Frente Parlamentar da Telessaúde é presidida pela deputada. Ela também é membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família, que debate assuntos de melhoria da saúde.
Leis na área da saúde de autoria da Deputada Adriana
- Lei 13989/20 – autoriza a prática da telemedicina durante a pandemia em todo o Brasil
- Lei 14006/20 – libera a importação de medicamentos e equipamentos contra a COVID
- Lei 14023/20 – garante que os equipamentos de proteção individual como máscaras e afins sejam disponibilizados para os profissionais da saúde durante epidemias
- Lei 172/20 – transfere fundos excedentes para a saúde