Notícias

12 motivos para apoiar a Operação Lava Jato

Dos 4 bilhões recuperados à esperança de um País com ética: por que vale a pena lutar pela Operação Lava Jato

Nos últimos dias, diante dos acontecimentos que colocaram a Operação Lava Jato em xeque, tenho feito uma série de posicionamentos a favor desta que é uma das maiores operações de combate à corrupção do mundo. Como cidadã, como parlamentar e como presidente da Frente Parlamentar Mista Ética contra a Corrupção é meu dever não me calar. Institucionalmente, estamos averiguando os depoimentos no mínimo infelizes do Procurador Geral da República.

Sobre a Lava Jato
Em 17 de março de 2014, começava a primeira fase da Lava Jato, super-operação de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Com sede na Justiça Federal do Paraná, a investigação que apontou irregularidades na Petrobrás tem desdobramentos no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal, somando 115 operações!

Listo, aqui, alguns motivos para apoiar a Operação Lava Jato:

1. A Operação Lava Jato é a maior investigação contra a corrupção em andamento no mundo. Nesses seis anos, foram 284 denúncias apresentadas, 210 condenados e já foram cumpridos 1841 mandados de busca e apreensão e 558 mandados de prisão temporária ou preventiva.

2. A Lava Jato já recuperou mais de 4 bilhões de reais. E ainda tem mais a ser restituído aos cofres públicos.
Nos processos em Curitiba, há ainda: 2,1 bilhões, previstos em multas compensatórias decorrentes de acordos de colaboração; 12,4 bilhões previstos em multas compensatórias decorrentes de acordos de leniência; 111,5 milhões relativos a renúncias voluntárias de réus; 4 milhões, a Termo de Ajustamento de Conduta.
Na operação no Rio, há: 945 milhões de valores ressarcidos e pagos em multas compensatórias decorrentes de acordos de colaboração; 145 milhões de acordos de leniência; 6,21 bilhões de solicitação de reparação de danos; e 250 milhões de valores recuperados foram liberados para o pagamento do 13º salário atrasado de 146 mil aposentados e pensionistas do estado do Rio.

3. A Lava Jato colocou em xeque um sistema de perpetuação no poder que envolvia políticos e grandes empresas – privadas e públicas. E foi propulsora de algumas mudanças como o limite de doações para campanhas.

4. A Lava Jato escancarou a política clientelista na qual quem financia o político garante seu lugar nas licitações – ou, melhor seria dizer, nas pseudo licitações… Escancarou a velha política de compadrio – aos amigos, tudo, aos inimigos, a lei.

5. A Lava Jato mostrou ao mundo que ações valem mais do que palavras e que políticos que se vendiam como ilibados estavam à venda por favores e propinas.

6. O modelo investigativo da Lava Jato se tornou referência de sucesso, conectando esforços do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Receita Federal e Justiça Federal, sem esquecer, da cooperação internacional de países como Suíça e Estados Unidos.

Avenida Paulista
Manifestação na Paulista – quando era possível

7. A Lava Jato mostrou que para a lei não há partidos – investigou mandatários e ex-mandatários do PT, PMDB, PSDB, entre outros, sem distinção.

8. A Lava Jato mudou um paradigma: o de que rico não vai para a cadeia. A operação fez inúmeras prisões, ainda que temporárias e preventivas, de corruptos com altos cargos públicos ou privados ou mesmo de donos de empresas.

9. A Lava Jato motivou as empresas públicas e privadas a fortalecerem suas boas práticas, criando código de ética e a cultura de compliance, criando medidas preventivas para condutas corruptivas.

10. Teve ecos diretos ou indiretos no Legislativo, seja no Pacote Anticrime, seja na Lei da Responsabilidade das Estatais, a Lei 13.303/16, ou seja ainda nos decretos 8.945/16 e 9.203/17, introduzindo novos padrões de governança.

11. A Lava Jato é apoiada pela população. Pesquisa do Data Folha de dezembro de 2019 aponta que 8 em cada 10 brasileiros apoiam a operação.

12. A Lava Jato ajudou a fortalecer a bandeira do combate à corrupção e aos crimes contra a administração pública, reforçando que o povo brasileiro não tolera mais a impunidade!

O combate à corrupção não pode retroceder. Não há mais lugar no Brasil para a impunidade.
Apoie a Lava Jato!